Você está em busca de felicidade? Embora às vezes a felicidade possa parecer ilusória ou fora de alcance, não é uma jornada ou objetivo impossível de alcançar. Pelo contrário, a felicidade pode estar esperando por você na próxima esquina, se você simplesmente persistir.
Ou pode ser ainda mais simples do que isso. A felicidade pode ter estado com você o tempo todo – você só pode não ter se dado ao trabalho de perceber que era muito menos complicado do que antes pensava. Você provavelmente sabe que não se trata de dirigir o carro mais caro ou ter a última versão de um smartphone. Mas o que realmente impulsiona a felicidade? Vamos considerar quatro estudos de todo o mundo para responder a essa pergunta.
Esteja sempre melhorando
Um estudo de 2007 do British Household Panel Survey revelou um interessante conjunto de descobertas sobre as raízes da felicidade.
O que é que nos deixa felizes: conseguir o que queremos ou ter o que queremos? Paradoxalmente, parece que não é o estado de “sermos casados” que nos torna mais felizes, mas sim eventos dinâmicos como “iniciar um novo relacionamento”.
Da mesma forma, “conseguir um novo emprego” teve um efeito maior na felicidade do que a situação de emprego. “Ficar grávida” teve um efeito maior na felicidade do que “ser pai”. Da mesma forma, eventos como “começar um novo curso”, “passar em uma prova” ou “comprar uma casa nova” também tiveram alto nível na escala de felicidade.
O que podemos extrair deste estudo? Se você quer buscar a felicidade na vida ou ser positivo, saiba que sempre existe a possibilidade de que algum evento feliz esteja à sua espera. E se você não quiser esperar – saia e faça algo feliz acontecer.
Como diz a citação de Abraham Lincoln: “A melhor maneira de prever seu futuro é criá-lo.“
Cerque-se de pessoas felizes
Um estudo de 2008 do Framingham Heart Study acompanhou 4.739 pessoas de 1983 a 2003 para responder a uma pergunta interessante: nossa felicidade depende dos níveis de felicidade das pessoas ao nosso redor?
Surpreendentemente, os resultados do estudo mostraram que esse era exatamente o caso.
Pessoas que estão cercadas por pessoas felizes têm maior probabilidade de se tornarem felizes no futuro. Além do mais, a análise revelou que esse efeito era o resultado da felicidade se espalhando, não apenas pessoas felizes tendendo a manter proximidade umas com as outras.
De acordo com esse estudo, se você tem um amigo que mora a menos de um quilômetro de você e esse amigo fica feliz, as chances de você ficar feliz também aumentam em cerca de 25%. O mesmo acontecia com os cônjuges (até 16% de melhoria), irmãos que moravam a menos de um quilômetro (até 28%) e vizinhos (até 70%). Curiosamente, a felicidade dos colegas de trabalho mostrou não afetar a felicidade das pessoas ao seu redor.
O que tudo isso significa? Cerque-se de pessoas felizes o máximo possível porque é muito provável que a felicidade delas se espalhe para dentro de você.
Reviva memórias positivas
Em um estudo australiano com mais de 300 jovens adultos, foi mostrado que aqueles que relembraram memórias sobre resolução de problemas (uma época em que você administrou com sucesso um desafio) ou sobre identidade (algo que moldou você para se tornar a pessoa que você é hoje) apresentaram diminuição de emoções negativas e aumento de emoções positivas, respectivamente.
Essas descobertas sugerem que simplesmente pensar em um momento da vida em que você estava superando um desafio ou em um momento em que passou por uma experiência de vida significativa que te mudou para melhor pode ser eficaz para impulsionar seu humor e, portanto, sua felicidade.
Priorize o coletivo
Um estudo de 2019 na Coreia do Sul mostrou que os entrevistados que priorizam a espiritualidade são os mais propensos a serem felizes, seguidos por aqueles que valorizam as relações sociais (amigos, família, vizinhos).
As pessoas que colocavam mais peso nas realizações externas (dinheiro, educação, trabalho, lazer) eram as menos propensas a serem felizes.
Essas descobertas sugerem que o caminho para a felicidade não é naquilo que brilha com ouro – em vez disso, ir atrás de metas relacionadas ao coletivismo pode ser o mais importante para impulsionar e preservar a felicidade.
A sua fonte de felicidade está constantemente mudando. Se você realmente deseja buscar a felicidade a fundo, cerque-se de positividade e veja além, pense maior, tanto em termos de pessoas quanto do seu lugar no universo.